Este blog é um espaço que tem como objetivo dividir com você leitor um pouco das minhas experiências e conhecimentos adquirido nos meus estudos.
sábado, 21 de março de 2015
Sobre o filme "A Onda"
Estou impactada com este filme! É uma mistura de sentimentos, algo como surpresa e medo.
O filme fala sobre um professor que é designado para trabalhar em um projeto com o tema Autocracia durante uma semana com os alunos. Ele fica sem saber como trabalhar no início pois é um tema novo, diferente do assunto que sempre trabalhou. Ele começa questionando os alunos sobre o tema, e propondo uma experiência de "ditadura". Os alunos aderem e no início tudo é divertido e novo, mas as coisas começam a tomar proporçõoes maiores, fugindo ao controle do professor. Vandalismo, discriminação, violência começam a fazer parte desta organização chamada "A onda". Não há espaço para questionamentos e nessa parte sobressai características autoritárias do professor, e até mesmo um sentimento de inferioridade em relação aos outros. Ele prova com essa experiência
que é possível voltar a existir organização facista e nazista, e mostra como isto pode ocorrer. Quando ele decide colocar fim na experiência os alunos ficam perdidos e questionam se é possível continuar pois deve haver algo bom como união, mas o final é trágico. Um aluno que se entregou por inteiro à organização não aceita o fim e atira em um dos alunos, em seguida comete o suicídio.
O filme é muito interessante e reflexivo. Ao meu ver os alunos estavam tão perdidos, alguns vivendo em lares permissivos e negligentes, que quando encontraram direção e disciplina ficaram deslumbrados. Havia um sentimento de união e proteção, onde um cuidava do outro, mas o lado negativo de tudo isso é que não cabia questionamento e quem era contra o movimento era simplesmente discriminado.
A organização adotava um currículo excludente, padronizado e único, não aceitava diferenças. Não era um currículo formal, mas eu diria um currículo alternativo adotado pelo professor que não obteve bons resultados. Ele tinha a intenção de trabalhar o conteúdo de maneira diferenciada, mas a experiência foi um fracasso. Ele foi preso e certamente deixou marcas nas vidas dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É mesmo impactante, ao pensarmos no poder e no alcance de um currículo...
ResponderExcluir