quarta-feira, 11 de março de 2015

Resumo do texto Nascem os "estudos sobre currículo": as teorias tradicionais

O texto fala sobre o surgimento das discussões do currículo e relata sua existência mesmo antes deste termo ser adotado.

O currículo surge com o papel de organizar as atividades educativas e o aprendizado, levantando questões como: O que ensinar? Formar quem? Para que?

Termo currículo:

- como campo especializado devido à educação de massas;
- como organização da atividade educacional;
- com a questão " o que ensinar?";
- hoje o significado que conhecemos remete à preocupação de organização e método.

As condições de institucionalização da educação de massas permitiram que o campo de estudos do currículo aparecesse.
Nessa época o termo surge nas seguintes condições:

- burocracia estatal da educação;
- educação como objeto próprio de estudo científico;
- escolarização em níveis cada vez mais altos e maiores segmentos da população;
- preocupação com a manutenção de uma identidade nacional (imigração);
- crescente industrialização e urbanização.

Nesse contexto Bobbitt escreve em 1918 o livro The Curriculum, marco do currículo cmo campo especializado em meio às questões como:

- finalidade e contorno da escolarização de massas;
- quais objetivos da educação escolarizada, formar trabalhadores especializados ou proporcionar educação acadêmica.

O modelo de Bobbitt era conservador e estava voltado para a economia, pregava que o sistema educacional deveria ser tão eficiente quanto uma empresa.
Bobbitt queria transferir para a escola o modelo de organização proposto por Taylor, educação nos princípios da administração científica.
Essa orientção concorria com vertentes mais progressitas como a de John Dewey.
Dewey que havia escrito seu livro em 1902 (The Child and the curriculum) estava mais preocupado com a construção da democracia que com o funcionamento da economia.
O modelo de Bobbitt foi mais dominante pois sua proposta parecia permitir à educação tornar-se científica.

Currículo como organização mecânica.

O modelo de currículo de Bobbitt encontrou sua consolidação definitiva num livro num livro de Ralph Tyler publicado em 1949 e influenciou muitos países durante quatro décadas, inclusive o Brasil.
A organização do currículo segundo Tyler deve responder quatro questões básicas, mas a primeira diz respeito a currículo. Tyler expande o modelo de Bobbitt ao incluir duas fontes que não eram contempladas por ele: a psicologia e as disciplinas acadêmicas.
Os modelos de currículo, tanto os mais progressistas quanto os mais conservadores constituíam uma forma de reação ao currículo clássico, humanista que havia dominado a educação secundária desde a sua institucionalização devido a sua "inutilidade" para a vida e distanciamento dos interesses e das experiências das crianças e jovens.
A democratização da educação escolarização secundária significou o fim do currículo humanista clássico.


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