domingo, 22 de março de 2015

Impressões da Terceira Aula - 12/03/2015

A aula foi muito interessante e contou, como na aula anterior, com a participação de todos.
Falamos muito sobre o texto "Aproximação ao conceito de currículo" e o que ao meu ver sobressaiu nesta discussão foi a complexidade do significado do termo currículo. Por mais que conversássemos e falássemos em currículo, hora currículo prescrito, hora currículo informal, e no fim ainda havia a dúvida: afinal o que é currículo?
Sacristan em seu texto discorre sobre currículo de maneira profunda e tão complexa que às vezes sinto que não estou compreendendo bem o que é currículo. Penso que ainda terei que estudar muito este texto na minha caminhada.
Uma questão interessante na aula foi a associação que a professora procurou fazer entre o conteúdo/teoria e a realidade/prática. O que me atrevo a chamar de ato curricular, embora eu me considere uma iniciante no estudo sobre currículo.
Pensar no currículo como projeto de sociedade e humanidade engloba pensar que existe uma ideologia por trás deste processo.
O currículo prescrito é baseado em uma ideologia como forma de endereçamento: a quem se dirige? como é processado? Por quem? Por que?
No currículo prescrito un grupo de pessoas decide o que se deve estudar e qual conhecimento deve ser passado. Diante disso nos perguntamos: quais são os silêncios do currículo? O que deixou de ser ensinado?
Quais são os fatos ou conhecimentos que foram e são ignorados neste currículo? Quais saõ os interesses envolvidos nestas questões?
O currículo apresenta-se sobre um território de conflitos, lutas, disputas, interesses que resultaram em compartimentação, divisão em especialidades. Aí entra a questão da dialética, o ciclo da TESE, ANTÍTESE e SÍNTESE.
Falamos da tecnologia como aliada e não como base de uma aula. Muitos professores que usam a tecnologia acabam ficando dependentes e limitados a ela.
Falamos também sobre o vídeo da palestra Os perigos de uma história única, e minhas impressões sobre este vídeo estão em um post a parte. Convido você para ler.

2 comentários:

  1. Foi um belo encontro esta aula, não? E as questões postas perfazem todo o estudo sobre currículo. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir