terça-feira, 10 de março de 2015

Impressões da Segunda Aula - 05/03/2015

A aula de hoje superou minhas expectativas! Primeiro pela recepção simpática e calorosa, tanto da professora quanto dos colegas, o que nos proporcionou um ambiente descontraído e acolhedor. Segundo pela aula em si, que foi muito interessante.
De maneira dinâmica e colaborativa a professora falou sobre: o conceito da palavra currículo, o currículo formal, como nossas vivências também compõem o currículo  em nossa formação e a importância do currículo diante de tantas incertezas em relação
ao futuro do país (questão política, econômica e também educacional).
Alguns colegas fizeram um relato interessante sobre seus currículos (suas trajetórias) e a professora comentou cada um deles relacionando com o conteúdo da aula.
Vale ressaltar aqui que essa troca de experiências enriqueceu muito a aula e nos permitiu conhecer um pouco mais dos colegas.
Outro ponto importante da aula foi a fala sobre vários autores que fizeram parte dos estudos sobre currículo e consequentemente contribuíram para a construção do seu conceito. Entre eles estão: Bobbitt, Tyler, Taylor, Apple, Althusser, Passeron e Paulo Freire. Essa abordagem se deu juntamente com questões levantadas a partir do texto: Nascem os "estudos sobre currículo": as teorias tradicionais.
O conceito de ideologia também foi abordado na aula, e falamos sobre o Aparelho Ideológico do Estado (AIE) que são instituições que servem ao interesse do Estado.
Pode-se dizer que o currículo é permeado pela disputa de poder num contexto onde algumas ciências prevalecem sobre outras e a escola é tranmissora da história.
Finalizando, o currículo vivido/explícito/informal foge daquele currículo prescrito-formal, mas é de grande importância.




Imagem retirada da internet, disponível no endereço:
http://www.portfoliogc.com.br/sites/default/files/fotos/grupo_de_estudos.jpg

Um comentário: